Na última sexta-feira (15) o tão esperado nono álbum do Eminem foi lançado. O nome "Revival" se vincula aos álbuns lançados anteriormente "Relapse" (Recaída) e "Recovery" (Recuperação). O novo disco foi promovido por meio de uma campanha de marketing fictícia para uma empresa farmacêutica no final de outubro.
Eminem explicou o título do álbum como um duplo sentido, o seu próprio renascimento mas também "esperançosamente" um renascimento para os Estados Unidos. Revival contém faixas politicamente carregadas como "Untouchable" e "Like Home", ao finas das duas faixas do álbum o título "Renascimento" obtém particular importância, em um sentido quase literal, já que Em' retrata em algumas linhas os momentos de extrema luta contra tudo o que estava destruindo-o em 2007, como a perda de seu melhor amigo e seus vícios.
Eminem primeiro falou sobre um novo álbum em outubro de 2016, quando lançou "Campaign Speech" politicamente carregada, a campanha do Revival começou duas semanas após Eminem rasgar o presidente Trump com o freestyle "The Storm". Os rumores circulavam até o início de outubro, quando produtor e colaborador do Eminem, Mr. Porter "confirmou" que o álbum já estava concluído. A data de lançamento oficial foi anunciada no Twitter por Dr. Dre.
Organizei abaixo alguns detalhes e as informações de cada faixa que compõe essa obra-prima que é o Revival.
"Walk on Water" detalha a luta que Eminem travou durante a segunda metade de sua carreira. Desde o seu retorno em 2009.
A frase "Caminhar sobre a água" é usada para expressar uma exibição milagrosa de poder, pois é originária de Mateus 14:22-33, onde é dito que Jesus literalmente caminhou sobre a água para chegar a um barco repleto de seus discípulos. Ironicamente, a frase é usada na música para expressar o oposto. Embora uma celebridade tão grande aparentemente "caminha na água", Eminem faz questão de admitir em cada verso que ele não é comparável à figura divina que algumas pessoas pensam que ele é.
Escrita por: Skylar Grey, Beyoncé e Eminem
Co-produzida por: Skylar Grey
Gravadoras: UMG Recordings, Inc., Interscope Records, Shady Records e Aftermath Entertainment
Produtor executivo: Rick Rubin
Mixada por: Manny Marroquin
Estúdio: Shangri-La Recording Studio
Data de lançamento: 10 de Novembro de 2017
Samples: "Calm Down" de Busta Rhymes (Feat. Eminem), "I Need a Doctor" de Dr. Dre (Feat. Eminem & Skylar Grey)
Segunda faixa no Revival, Eminem começa a rimar de onde ele parou na música anterior.A faixa marca a primeira de Eminem em uma batida trap. Seu flow é notavelmente mais lento do que as faixas e características anteriores desde o seu último álbum.
O tempo mais lento é notável, pois corresponde a uma passagem sobre "Walk on Water", seu primeiro single para o álbum, onde ele menciona a crítica pública de seu fluxo rápido e agitado em trabalhos recentes.
De acordo com o conteúdo, a música é um pouco sobre a música anterior, em "Walk On Water", Eminem estava questionando a si mesmo e a sua capacidade de criar uma nova música que atraísse seus fãs, enquanto "Believe" mostra confiança e deixa claro que ele tem fé em si mesmo. No entanto, ao longo da música, uma pergunta está acima de tudo, e Eminem está colocando isso diretamente para seus fãs: Eles ainda acreditam nele?
Escrita por: Mr. Porter, Mike Strange, Luis Resto & Eminem
Engenheiro assistente: Tony Campana
Gravada por: Joe Strange & Mike Strange
Mixada por: Mike Strange
Teclado: Mike Strange, Luis Resto & Mark Batson
Programação adicional de bateria: Mr. Porter
Produção adicional: Mr. Porter & Luis Resto
Data de lançamento: 15 de Dezembro de 2017
"Chloraseptic" é a visão de Eminem sobre o rap moderno. Marshall está chamando todos os "mumble rappers", que não possuem nenhum talento, com uma lírica incompreensível. Em uma entrevista com o Broken Record, Rick Rubin, colaborador e produtor executivo de Eminem no Revival, falou sobre a frustração de Em' com o rap game:
"Eu podia ver, [Eminem] estava frustrado por isso."
O título refere-se a Chloraseptic Throat Medicine. PHresher e Eminem mostram sua agressão sobre outros rapperes. Enquanto rimam, suas gargantas ficam cansadas pelo incessante esforço e eles precisam de tratamento médico.
Escrita por: PMD, Erick Sermon, Mr. Porter & Eminem
Gravada por: Joe Strange & Mike Strange
Gravadoras: Shady Records, Aftermath Entertainment e Interscope Records
Estúdio: Effigy Studios, Detroit, MI
Data de lançamento: 15 de Dezembro de 2017
Samples: "It's My Thing" de EPMD
A faixa detalha a injustiça racial na América da perspectiva de uma pessoa branca nos dois primeiros versos e então, muda para a visão de uma pessoa negra no verso final.
A música foi lançada no mesmo dia em que o ex-policial da Carolina do Sul, Michael Slager, foi condenado a 20 anos de prisão pela morte de Walter Scott em 2015, enquanto ele fugia da cena em plena luz do dia e desarmado.
Conversando com Michel Martin da NPR, Eminem explica que as histórias frequentes da brutalidade policial dos EUA o levaram a querer abordar o assunto em sua música. Além disso, ele espera que ambos "Untouchable" e "I'm not racist" de Joyner Lucas irão inspirar uma ampla audiência para ver uma questão polêmica e abrir alguns olhos, além de continuar essa conversa envolvendo todos sobre a desigualdade racial. Ele afirma ainda: "Não estou falando sobre 'Todos os policiais são ruins'. Estou dizendo que essa é a perspectiva do policial racista branco. Foi o que me deixou enfurecido, e há dois anos me deixaram tão nervoso que não consegui escrever sobre isso porque meus pensamentos ficariam muito dispersos."
Escrita por: Eric McIntosh, Tyrone Kelsie, Andre Brown, Masta Ace, Gaye Delorme, Tommy Chong, Mr. Porter, Mark Batson, Emile Haynie & Eminem
Vocais adicionais: Skylar Grey
Baixo e guitarra: Mark Batson
Baterias: Mr. Porter, Emile Haynie & Mark Batson
Teclados: Mr. Porter, Emile Haynie & Mark Batson
Engenheiro assistente: Tony Campana
Mixada por: Mike Strange
Gravada por: Joe Strange & Mike Strange
Gravadoras: Interscope Records, Shady Records e Aftermath Entertainment
Data de lançamento: 07 de Dezembro de 2017
Samples: "Born to Roll" de Masta Ace & "Earache My Eye" de Cheech And Chong
Intercalações: Jeep Ass Niguh do Masta Ace
"River" detalha as batalhas após um relacionamento que não deu certo, seguido de do aborto de uma criança. A história descreve inicialmente um homem que traiu sua namorada. A menina descobre sobre sua infidelidade e, ela busca vingança ao traí-lo com Eminem. Eminem sabe que ele está sendo usado, mas ele persiste de qualquer maneira, a no coração da garota.
Depois que o homem descobre o que sua namorada tem feito, ele acaba deixando-a, isso ocorre ao mesmo tempo em que Eminem perde o interesse por ela.
As batalhas de Em' se concretizam assim que ele percebe que a mulher está grávida dele. Suas ações egoístas causam a destruição do relacionamento e o aborto do filho prematuro.
Ed Sheeran - que colabora com Eminem pela sua primeira vez - canta um refrão forte de um homem arrependido que quer ser livrado de seus pecados.
O rio provavelmente simboliza o rio Jordão, João Batista usou a água do rio para lavar os pecados das pessoas, Mateus 3.1-12:
"As pessoas saíram para ele de Jerusalém e de toda a Judéia e toda a região do Jordão. 6 Confessando seus pecados, foram batizados por ele no rio Jordão."
O rio também poderia simbolizar o rio Nilo, pois o faraó ordenaria ao seu povo que mantessem uma garota por cada menino que jogaram no rio, Êxodo 1: 20-22:
"Então Faraó deu esta ordem a todo o povo: 'Todo menino hebreu que nasceu deve lançar-se no Nilo, mas deixar cada garota viver'."
Isso poderia significar Eminem como o Faraó, ele quer matar o filho prematuro, mas ele está em negação. Isso se relaciona com o fato de que ele menciona nadar nesse rio para significar seu arrependimento, como ele mencionou em "Need Me":
"Estou nadando naquele rio egípcio, porque estou em negação"
Escrita por: Emile Haynie, Eminem & Ed Sheeran
Guitarra: Ed Sheeran
Engenheiro assistente: Tony Campana
Gravada por: Joe Strange & Mike Strange
Mixada por: Mike Strange & Eminem
Estúdios: Effigy Studios, The Paddle Cell & Russell Crowe's Ranch
Data de lançamento: 15 de Dezembro de 2017
A faixa começa com a representação de suas primeiras impressões de uma mulher misteriosa, mais tarde expandida na seguinte faixa "Remind Me". Ele a descreve como louca, o que geralmente pode afastar alguém. No entanto, para Eminem, isso é perfeito, pois ele também se classifica como louco. O fim desta intro é um sample da "My Name Is" do The Slim Shady LP, 1999 .
Escrita por: Trevor Lawrence, Ron "NEFF-U" Feemster & Dr. Dre
Mixada por: Dr. Dre
Engenheiro assistente: Charles "CharlieRed" Garcia & Robert Reyes
Projetada por: Mauricio "Veto" Iragorri
Gravadoras: Shady Records, Aftermath Entertainment e Interscope Records
Data de lançamento: 15 de Dezembro de 2017
Samples: "My Name Is" de Eminem
"Remind Me" é uma oda cômica, de língua materna, para um amargo interesse amoroso, cuja personalidade grosseira lembra Eminem de si mesmo. Intercalando Joan Jett e a canção de sucesso de Blackhearts 1982, "I Love Rock 'n Roll" e apresentando o estilo de produção de fusão rap-rock de Rick Rubin, a faixa oferece uma abordagem brincalhona e nostálgica.
Escrita por: Young MC, Matt Dike, Schoolly D, Alan Merrill, Jake Hooker & Eminem
Mixada por: Dr. Dre
Efeitos sonoros: Rob Bisel
Edição digital: Johnnie Burik & Rob Bisel
Engenheiros assistentes: Tony Campana, Johnnie Burik & Rob Bisel
Gravada por: Jason Lader, Joe Strange & Mike Strange
Programação de bateria: Jason Lader
Turntables: Rick Rubin
Backing vocals: Mr. Porter
Data de lançamento: 15 de Dezembro de 2017
Samples: "I Love Rock 'n Roll" de Joan Jett & the Blackhearts
"P.S.K. What Does It Mean?" de Schoolly D & "Bust a Move" de Young MC
Intercalações: "I Love Rock 'n Roll" de Joan Jett & the Blackhearts
Embora o Revival não tenha skits, como muitos dos projetos anteriores de Eminem, o álbum tem uma introdução e esse Interlude. A cantora é Alicia Lemke, que usava como nome artístico Alice and the Glass Lake que infelizmente faleceu em 2015 de leucemia.
Escrita por: Alice and the Glass Lake, Regina Spektor, Aalias, Frequency & Eminem
Mixada por: Mike Strange
Gravada por: Aalias & Frequency
Vocais: Alice and the Glass Lake
Gravadoras: Shady Records, Aftermath Entertainment e Interscope Records
Estúdio: Freq Show Music Studios
Data de lançamento: 15 de Dezembro de 2017
Samples: "Human of the Year" de Regina Spektor
"Like Home" é um hino a favor dos Estados Unidos, Em' e Alicia estão disparando um contra-argumento crítico e patriótico para a visão que Trump possui sobre o país.
Nos refrões, Eminem e Alicia Keys elogiam firmemente o seu país de origem, enquanto nos versos, Eminem leva o objetivo direto a Donald Trump, o 45º presidente dos Estados Unidos. Em' criticou Trump em várias ocasiões, como seu ataque lírico ao comandante-chefe em "The Storm".
Eminem incorporou a política em suas letras desde o início de sua carreira com músicas como "Who Knew", "White America" e "Mosh".
Escrita por: Skylar Grey, OnCue, Luis Resto, Paul Rosenberg, Just Blaze, Alicia Keys & Eminem
Engenheiros assistentes: Brendan Morawksi & Tony Campana
Gravada por: Andrew Wright, Just Blaze, Ann Mincieli, Joe Strange & Mike Strange
Mixada por: Eminem & Mike Strange
Teclados: Luis Resto & Canei Finch
Programação: Canei Finch & Myles William
Percussão: Myles William
Gravadoras: Shady Records, Aftermath Entertainment e Interscope Records
Estúdio: Freq Show Music Studios
Data de lançamento: 15 de Dezembro de 2017
"Bad Husband" é um pedido de desculpas direcionado à sua ex-esposa, Kim Mathers. O título descreve o próprio Marshall como um "Péssimo marido". Esta é a primeira faixa que Eminem escreveu como uma desculpa para Kim pela dor que ele a causou durante toda sua vida pessoal e pública, mesmo que ele já reconhecesse o impacto positivo de Kim sobre ele em "Stronger than I Was".
Eminem escreveu muitas músicas no passado tendo Kim como sua inspiração, embora quase todas envolvam Eminem infligindo algum tipo de violência contra ela. Em "Kim" ele a mata cruelmente, "97 Bonnie e Clyde" narra como ele despeja o cadáver de sua esposa, enquanto em "Puke" é apenas mais um exemplo em que ele retrata seu ódio contra sua ex-esposa.
Kim abordou publicamente seu relacionamento com Eminem em uma entrevista de TV na ABC News '20/20 em 2007. Aqui, ela argumenta que Eminem é "um excelente pai", mas ela "[não] sabe se ele foi um bom marido ou não."
Ao longo da carreira de Em', ele escreveu músicas que expressam arrependimento na maneira como ele tratou os outros através de suas rimas. Mais significativamente, em "Headlights" de 2013, Eminem dedicou inteiramente para sua mãe, para se desculpar por músicas como "Cleanin 'Out My Closet".
Em entrevista com David Marchese para Vulture em dezembro de 2017, Em' fala sobre estar de boa em relação à Kim, afirmando: "Não vou mais atacar Kim em músicas mais, estamos bem agora e ela é a mãe da minha filha".
Escrita por: Alex Da Kid, Eminem & X Ambassadors
Instrumentação adicional: Alex Da Kid
Mixada por: Manny Marroquin
Engenheiro assistente: Tony Campana
Gravada por: Sam Harris, Travis Ference, Joe Strange & Mike Strange
Vocais adicionais: Hailie Jade
Gravadoras: Shady Records, Aftermath Entertainment e Interscope Records
Data de lançamento: 15 de Dezembro de 2017
Samples: "My Dad's Gone Crazy" de Eminem (Feat. Hailie Jade)
"Tragic Endings" descreve um relacionamento insalubre em que a mulher diminui a autoconfiança do homem, em vez de incentivá-lo a superar seus desafios. Após o começo do conto de fadas, ele tem dificuldade em perceber como mentalmente abusivo o relacionamento se tornou. O relacionamento termina horrivelmente, enviando uma mensagem poderosa que pode ser usada para evitar essas situações antes de ir longe demais.
Eminem abordou este tema anteriormente em músicas como "Love the Way You Lie" e "Love You More". Também o acidente de carro deliberado no final é um tema explorado em "Stan".
Escrita por: Alex Da Kid, Eminem & Skylar Grey
Teclados adicionais: Mark Batson
Instrumentação adicional: Alex Da Kid
Produção vocal: Skylar Grey
Engenheiros assistentes de mixagem: Scott Desmarais & Robin Florent
Engenheiro assistente: Tony Campana
Gravada por: Travis Ference, Joe Strange & Mike Strange
Teclados: Mark Batson
Mixada por: Manny Marroquin
Gravadoras: Interscope Records, Shady Records e Aftermath Entertainment
Data de lançamento: 15 de Dezembro de 2017
Eminem lançou muitas músicas sinistras ao longo de sua carreira, mais notavelmente "3 a.m." e "Kim". A batida, bem como o tom e flow de Em' em "Framed", nos faz lembrar da era Relapse em 2009.
"Framed" gira em torno de uma situação de ficção onde Em' é detido por um assassinato, com base em como suas letras se encaixam coincidentemente com uma cena de assassinato, que está sob investigação. Em' resume com estas linhas:
"Mas nunca me ocorreu, eu poderia descrever uma cena de crime em um verso e ser acusado de primeiro grau, porque acabou por corresponder perfeitamente"
Em uma entrevista na Shade 45 em 15 de dezembro, Em' comentou sobre como uma batida afeta o conteúdo de uma música: "Enquadrado você precisaria atacar algum mal, como um assassino em série o tipo de merda para mim, assim... A batida era tão má, eu só tive que dizer uma parada do mal, tipo uma merda foda. (...) Essa é uma das minhas batidas favoritas de todos os tempos."
Escrita por: Ken Hensley, David Byron, Fredwreck & Eminem
Sample: "Pilgrim" de C&K Vocal
Mixada por: Mike Strange
Engenheiro assistente: Tony Campana
Gravada por: Joe Strange & Mike Strange
Gravadoras: Interscope Records, Shady Records e Aftermath Entertainment
Data de lançamento: 15 de Dezembro de 2017
"Nowhere Fast" é uma descrição da experiência de Em' com o jogo, e o que ele considera sua própria posição na indústria. Além disso, a música comenta sobre o estado atual do mundo, através do referente dos últimos ataques terroristas e da ameaça nuclear norte-coreana, algo que é enfatizado através de declarações como "O mundo está em chamas".
O participação de Kehlani fornece o acompanhamento melódico atmosférico, que Em' também favorece em várias outras faixas do Revival, por exemplo, "Tragic Endings" e "Like Home".
Escrita por: Antonina Armato, Tim James, Hit-Boy, Eminem, Skylar Grey & Kehlani
Violoncelo: Cameron Stone
Teclados: Mark Batson
Mixada por: Mike Strange
Engenheiro assistente: Tony Campana
Gravada por: Joe Strange & Mike Strange
Gravadoras: Interscope Records, Shady Records e Aftermath Entertainment
Data de lançamento: 15 de Dezembro de 2017
"Heat" é a última inclusão na coleção de músicas divertidas e descontraídas de Em' no Revival. Um exemplo de uma música desse tipo de um álbum anterior é "My Fault" do The Slim Shady LP.
A música é produzida por Rick Rubin, que fornece uma batida de rap-rock, semelhante à que ele fez para "Berzerk" do The Marshall Mathers LP 2 de 2013.
O começo é um sample da "Intro (Feel the Heat)", da soundtrack do filme Boogie Nights. Além disso, "Heat" termina com um trecho de um diálogo do filme onde o personagem de Mark Wahlberg diz: "É meu pau grande, então todos se preparam, agora porra".
Escrita por: Rick Rubin & Eminem
Edição digital: Johnnie Burik & Rob Bisel
Turntables: Rick Rubin
Mixada por: Dr. Dre
Engenheiros assistentes: Tony Campana, Johnnie Burik & Rob Bisel
Gravada por: Jason Lader, Joe Strange & Mike Strange
Gravadoras: Interscope Records, Shady Records e Aftermath Entertainment
Data de lançamento: 15 de Dezembro de 2017
Samples: "King of Rock" de Run-D.M.C. & "Girls" de Beastie Boys
Relembrando velhas histórias em uma carreira atormentada pela controvérsia, Eminem não se sente mal por aqueles que ofendeu ao longo dos anos. Da mesma forma com as outras músicas do Revival, essa música também tem como alvo Donald Trump, o Presidente dos Estados Unidos.
O refrão inteiro é cantado no tom da música de "Nobody Likes Me (Guess I’ll Go Eat Worms)", novamente insinuando que aqueles que se ofenderam precisam crescer.
O final do terceiro verso vemos Eminem bater o seu recorde anterior de cuspir 6.5 palavras por segundo na parte mais rápida de "Rap God", em "Offended" ele cuspe 6.71 palavras por segundo. Ao fundo desta parte do verso, toca "Flight of the Bumblebee", uma música conhecida por sua velocidade.
Escrita por: Leon Michels, David Guy, Thomas Brenneck, Menahan Street Band, Charles Bradley & Eminem
Vocais adicionas: Kent Jones
Mixada por: Mike Strange
Engenheiro assistente: Tony Campana
Gravada por: Darwin Sanchez, Joe Strange & Mike Strange
Gravadoras: Interscope Records, Shady Records e Aftermath Entertainment
Data de lançamento: 15 de Dezembro de 2017
Samples: "In You (I Found a Love)" do Charles Bradley (Ft. Menahan Street Band)
Intercalações: "Nobody Likes Me" (Guess I'll Go Eat Worms) de Children Songs
"Need Me" descreve um relacionamento insalubre marcado por infidelidades e mentiras, no entanto, nenhum dos dois aceita o estado de seu romance e continua seus maus hábitos em vez de acabar com o relacionamento. Seu amor é viciante apesar das experiências que tiveram, algo que é enfatizado em: "Talvez você precise de mim".
Em' criou temas semelhantes em "Tragic Endings" e "Love the Way You Lie".
Escrita por: Eminem, Skylar Grey & P!nk
Gravada por: Joe Strange, Travis Ference & Mike Strange
Instrumentação adicional: Alex Da Kid
Programação de bateria: Mr. Porter
Produção vocal: Jon Ingoldsby & Skylar Grey
Teclados adicionais: Mark Batson
Instrumentação adicional: Alex Da Kid
Produção vocal: Jon Ingoldsby & Skylar Grey
Engenheiros assistentes de mixagem: Scott Desmarais & Robin Florent
Mixada por: Manny Marroquin
Engenheiro assistente: Tony Campana
Gravadoras: Interscope Records, Shady Records e Aftermath Entertainment
Data de lançamento: 15 de Dezembro de 2017
Em "In Your Head", Eminem reflete sobre seus arrependimentos ao longo de sua carreira. Em particular, parece que ele está mais frustrado com sua personalidade Slim Shady. Seu alter ego, conforme descrito por Em', seu lado maligno e mais divertido:
"Slim Shady é apenas os pensamentos malignos que vêm à minha cabeça. Coisas sobre as quais eu não devia pensar. Para não ser idiota, mas as pessoas devem ser capazes de determinar quando eu estou falando sério e quando eu estou zoando. É por isso que muitas das minhas músicas são engraçadas."
Por causa de sua personalidade, ele misturou problemas da vida real com sua música. O exemplo mais popular seria "Kim", onde Em' mata sua esposa por frustração. Mesmo no auge de sua carreira, ele deixou claro que ele diria o que quisesse. Em "Drug Ballad", ele rimou:
"Apenas digo tudo o que eu quero, para quem quer que eu queira
Sempre que quiser, onde quer que eu queira, no entanto, quero"
Suas ações finalmente começaram a alcançá-lo nessa música, pois ele está arrependido pelo que ele rimou.
Escrita por: Scram Jones, Dolores O'Riordan & Eminem
Mixada por: Mike Strange
Engenheiro assistente: Tony Campana
Gravada por: Scram Jones, Joe Strange & Mike Strange
Gravadoras: Interscope Records, Shady Records e Aftermath Entertainment
Data de lançamento: 15 de Dezembro de 2017
Samples: "Zombie" de The Cranberries
"Castle" é uma música dedicada à Hailie Jade, filha de Eminem. Ele conta a história de seus pensamentos sobre como ele iria criá-la antes de seu nascimento e durante sua infância. O terceiro verso inclui os pensamentos de Em' sobre como Hailie será afetada por crescer no centro das atenções, e como ele à expôs e sua turbulenta vida familiar ao mundo desde muito cedo por conta da fama.
Por exemplo, Hailie teve que lidar com músicas como "Kim" e "97 Bonnie e Clyde", onde não só ela é mencionada em uma narrativa onde Em' mata sua mãe, mas também involuntariamente "emprestou" seus vocais (como bebê) para ajudar a contar a história.
Em uma entrevista de rádio em 15 de dezembro na Shade 45, Eminem fornece mais algumas informações sobre o contexto de "Castle":
"Quando Hailie estava prestes a nascer, eu sempre escreveria cartas que eu pensava que eu iria dar a ela - apenas para que ela as tivesse ou seja o que fosse. Então pensei, deixe-me começar desde o início. 'Castle' ocorre em 2007, que leva a overdose, ao Natal e ao aniversário dela e me falta isso. Eu não estava lá com minhas filhas para o Natal, foi difícil..."
Em reencenar essa overdose de drogas na conclusão de "Castle", que fornece uma transição apropriada para a próxima música que explora mais completamente esse momento em sua vida, "Arose", essas duas músicas fornecem um olhar reflexivo sobre a vida de Em', dez anos após sua overdose.
Escrita por: Liz Rodrigues, Erik Alcock, Chin Injeti, DJ Khalil & Eminem
Teclados e programação de bateria: Dj Khalil
Baixo: Chin Injeti
Guitarra: Erik Alcock & Chin Injeti
Mixada por: Mike Strange
Engenheiro assistente: Tony Campana
Gravada por: Joe Strange & Mike Strange
Vocais adicionais: Liz Rodrigues
Gravadoras: Interscope Records, Shady Records e Aftermath Entertainment
Data de lançamento: 15 de Dezembro de 2017
Em "Arose", Eminem detalha como quase morreu em 2007 devido a uma overdose de pílulas. Ele cataloga seu processo de pensamento nos momentos: sua mente flutua para suas filhas, irmão e mãe, e todos as suas maravilhosas conquistas que ele teria perdido se fosse seu último dia na Terra. Ele também vê seu amigo e colaborador próximo, Proof, em alucinações.
Após a marca de quatro minutos, a batida volta para "Castle", continuando o tema de "rebobinar a fita", e Em' agradece pela segunda chance que as enfermeiras lhe deram. Ele também recapitula sua discografia desde o incidente, lembrando aos ouvintes que isso aconteceu há dez anos e ele já lançou vários álbuns desde então.
Esta música possui sample da música "The Rose", gravada por Bette Midler para o filme de 1979 do mesmo título. Escrito por Amanda McBroom, essa trilha é sobre se arriscar diante das adversidades e inseguranças.
Escrita por: Amanda McBroom, Barry White & Eminem
Baterias: Dylan Wissing & Ken Lewis
Edição digital: Johnnie Burik & Rob Bisel
Turntables: Rick Rubin
Mixada por: Mike Strange
Engenheiros assistentes: Tony Campana, Johnnie Burik & Rob Bisel
Gravada por: Jason Lader, Joe Strange & Mike Strange
Gravadoras: Interscope Records, Shady Records e Aftermath Entertainment
Data de lançamento: 15 de Dezembro de 2017
Samples: "King of Rock" de Run-D.M.C. & "Girls" de Beastie Boys
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Mixada por: Mike Strange
Gravada por: Aalias & Frequency
Vocais: Alice and the Glass Lake
Gravadoras: Shady Records, Aftermath Entertainment e Interscope Records
Estúdio: Freq Show Music Studios
Data de lançamento: 15 de Dezembro de 2017
Samples: "Human of the Year" de Regina Spektor
"Like Home" é um hino a favor dos Estados Unidos, Em' e Alicia estão disparando um contra-argumento crítico e patriótico para a visão que Trump possui sobre o país.
Nos refrões, Eminem e Alicia Keys elogiam firmemente o seu país de origem, enquanto nos versos, Eminem leva o objetivo direto a Donald Trump, o 45º presidente dos Estados Unidos. Em' criticou Trump em várias ocasiões, como seu ataque lírico ao comandante-chefe em "The Storm".
Eminem incorporou a política em suas letras desde o início de sua carreira com músicas como "Who Knew", "White America" e "Mosh".
Escrita por: Skylar Grey, OnCue, Luis Resto, Paul Rosenberg, Just Blaze, Alicia Keys & Eminem
Engenheiros assistentes: Brendan Morawksi & Tony Campana
Gravada por: Andrew Wright, Just Blaze, Ann Mincieli, Joe Strange & Mike Strange
Mixada por: Eminem & Mike Strange
Teclados: Luis Resto & Canei Finch
Programação: Canei Finch & Myles William
Percussão: Myles William
Gravadoras: Shady Records, Aftermath Entertainment e Interscope Records
Estúdio: Freq Show Music Studios
Data de lançamento: 15 de Dezembro de 2017
"Bad Husband" é um pedido de desculpas direcionado à sua ex-esposa, Kim Mathers. O título descreve o próprio Marshall como um "Péssimo marido". Esta é a primeira faixa que Eminem escreveu como uma desculpa para Kim pela dor que ele a causou durante toda sua vida pessoal e pública, mesmo que ele já reconhecesse o impacto positivo de Kim sobre ele em "Stronger than I Was".
Eminem escreveu muitas músicas no passado tendo Kim como sua inspiração, embora quase todas envolvam Eminem infligindo algum tipo de violência contra ela. Em "Kim" ele a mata cruelmente, "97 Bonnie e Clyde" narra como ele despeja o cadáver de sua esposa, enquanto em "Puke" é apenas mais um exemplo em que ele retrata seu ódio contra sua ex-esposa.
Kim abordou publicamente seu relacionamento com Eminem em uma entrevista de TV na ABC News '20/20 em 2007. Aqui, ela argumenta que Eminem é "um excelente pai", mas ela "[não] sabe se ele foi um bom marido ou não."
Ao longo da carreira de Em', ele escreveu músicas que expressam arrependimento na maneira como ele tratou os outros através de suas rimas. Mais significativamente, em "Headlights" de 2013, Eminem dedicou inteiramente para sua mãe, para se desculpar por músicas como "Cleanin 'Out My Closet".
Em entrevista com David Marchese para Vulture em dezembro de 2017, Em' fala sobre estar de boa em relação à Kim, afirmando: "Não vou mais atacar Kim em músicas mais, estamos bem agora e ela é a mãe da minha filha".
Escrita por: Alex Da Kid, Eminem & X Ambassadors
Instrumentação adicional: Alex Da Kid
Mixada por: Manny Marroquin
Engenheiro assistente: Tony Campana
Gravada por: Sam Harris, Travis Ference, Joe Strange & Mike Strange
Vocais adicionais: Hailie Jade
Gravadoras: Shady Records, Aftermath Entertainment e Interscope Records
Data de lançamento: 15 de Dezembro de 2017
Samples: "My Dad's Gone Crazy" de Eminem (Feat. Hailie Jade)
"Tragic Endings" descreve um relacionamento insalubre em que a mulher diminui a autoconfiança do homem, em vez de incentivá-lo a superar seus desafios. Após o começo do conto de fadas, ele tem dificuldade em perceber como mentalmente abusivo o relacionamento se tornou. O relacionamento termina horrivelmente, enviando uma mensagem poderosa que pode ser usada para evitar essas situações antes de ir longe demais.
Eminem abordou este tema anteriormente em músicas como "Love the Way You Lie" e "Love You More". Também o acidente de carro deliberado no final é um tema explorado em "Stan".
Escrita por: Alex Da Kid, Eminem & Skylar Grey
Teclados adicionais: Mark Batson
Instrumentação adicional: Alex Da Kid
Produção vocal: Skylar Grey
Engenheiros assistentes de mixagem: Scott Desmarais & Robin Florent
Engenheiro assistente: Tony Campana
Gravada por: Travis Ference, Joe Strange & Mike Strange
Teclados: Mark Batson
Mixada por: Manny Marroquin
Gravadoras: Interscope Records, Shady Records e Aftermath Entertainment
Data de lançamento: 15 de Dezembro de 2017
Eminem lançou muitas músicas sinistras ao longo de sua carreira, mais notavelmente "3 a.m." e "Kim". A batida, bem como o tom e flow de Em' em "Framed", nos faz lembrar da era Relapse em 2009.
"Framed" gira em torno de uma situação de ficção onde Em' é detido por um assassinato, com base em como suas letras se encaixam coincidentemente com uma cena de assassinato, que está sob investigação. Em' resume com estas linhas:
"Mas nunca me ocorreu, eu poderia descrever uma cena de crime em um verso e ser acusado de primeiro grau, porque acabou por corresponder perfeitamente"
Em uma entrevista na Shade 45 em 15 de dezembro, Em' comentou sobre como uma batida afeta o conteúdo de uma música: "Enquadrado você precisaria atacar algum mal, como um assassino em série o tipo de merda para mim, assim... A batida era tão má, eu só tive que dizer uma parada do mal, tipo uma merda foda. (...) Essa é uma das minhas batidas favoritas de todos os tempos."
Escrita por: Ken Hensley, David Byron, Fredwreck & Eminem
Sample: "Pilgrim" de C&K Vocal
Mixada por: Mike Strange
Engenheiro assistente: Tony Campana
Gravada por: Joe Strange & Mike Strange
Gravadoras: Interscope Records, Shady Records e Aftermath Entertainment
Data de lançamento: 15 de Dezembro de 2017
"Nowhere Fast" é uma descrição da experiência de Em' com o jogo, e o que ele considera sua própria posição na indústria. Além disso, a música comenta sobre o estado atual do mundo, através do referente dos últimos ataques terroristas e da ameaça nuclear norte-coreana, algo que é enfatizado através de declarações como "O mundo está em chamas".
O participação de Kehlani fornece o acompanhamento melódico atmosférico, que Em' também favorece em várias outras faixas do Revival, por exemplo, "Tragic Endings" e "Like Home".
Escrita por: Antonina Armato, Tim James, Hit-Boy, Eminem, Skylar Grey & Kehlani
Violoncelo: Cameron Stone
Teclados: Mark Batson
Mixada por: Mike Strange
Engenheiro assistente: Tony Campana
Gravada por: Joe Strange & Mike Strange
Gravadoras: Interscope Records, Shady Records e Aftermath Entertainment
Data de lançamento: 15 de Dezembro de 2017
"Heat" é a última inclusão na coleção de músicas divertidas e descontraídas de Em' no Revival. Um exemplo de uma música desse tipo de um álbum anterior é "My Fault" do The Slim Shady LP.
A música é produzida por Rick Rubin, que fornece uma batida de rap-rock, semelhante à que ele fez para "Berzerk" do The Marshall Mathers LP 2 de 2013.
O começo é um sample da "Intro (Feel the Heat)", da soundtrack do filme Boogie Nights. Além disso, "Heat" termina com um trecho de um diálogo do filme onde o personagem de Mark Wahlberg diz: "É meu pau grande, então todos se preparam, agora porra".
Escrita por: Rick Rubin & Eminem
Edição digital: Johnnie Burik & Rob Bisel
Turntables: Rick Rubin
Mixada por: Dr. Dre
Engenheiros assistentes: Tony Campana, Johnnie Burik & Rob Bisel
Gravada por: Jason Lader, Joe Strange & Mike Strange
Gravadoras: Interscope Records, Shady Records e Aftermath Entertainment
Data de lançamento: 15 de Dezembro de 2017
Samples: "King of Rock" de Run-D.M.C. & "Girls" de Beastie Boys
Relembrando velhas histórias em uma carreira atormentada pela controvérsia, Eminem não se sente mal por aqueles que ofendeu ao longo dos anos. Da mesma forma com as outras músicas do Revival, essa música também tem como alvo Donald Trump, o Presidente dos Estados Unidos.
O refrão inteiro é cantado no tom da música de "Nobody Likes Me (Guess I’ll Go Eat Worms)", novamente insinuando que aqueles que se ofenderam precisam crescer.
O final do terceiro verso vemos Eminem bater o seu recorde anterior de cuspir 6.5 palavras por segundo na parte mais rápida de "Rap God", em "Offended" ele cuspe 6.71 palavras por segundo. Ao fundo desta parte do verso, toca "Flight of the Bumblebee", uma música conhecida por sua velocidade.
Escrita por: Leon Michels, David Guy, Thomas Brenneck, Menahan Street Band, Charles Bradley & Eminem
Vocais adicionas: Kent Jones
Mixada por: Mike Strange
Engenheiro assistente: Tony Campana
Gravada por: Darwin Sanchez, Joe Strange & Mike Strange
Gravadoras: Interscope Records, Shady Records e Aftermath Entertainment
Data de lançamento: 15 de Dezembro de 2017
Samples: "In You (I Found a Love)" do Charles Bradley (Ft. Menahan Street Band)
Intercalações: "Nobody Likes Me" (Guess I'll Go Eat Worms) de Children Songs
"Need Me" descreve um relacionamento insalubre marcado por infidelidades e mentiras, no entanto, nenhum dos dois aceita o estado de seu romance e continua seus maus hábitos em vez de acabar com o relacionamento. Seu amor é viciante apesar das experiências que tiveram, algo que é enfatizado em: "Talvez você precise de mim".
Em' criou temas semelhantes em "Tragic Endings" e "Love the Way You Lie".
Escrita por: Eminem, Skylar Grey & P!nk
Gravada por: Joe Strange, Travis Ference & Mike Strange
Instrumentação adicional: Alex Da Kid
Programação de bateria: Mr. Porter
Produção vocal: Jon Ingoldsby & Skylar Grey
Teclados adicionais: Mark Batson
Instrumentação adicional: Alex Da Kid
Produção vocal: Jon Ingoldsby & Skylar Grey
Engenheiros assistentes de mixagem: Scott Desmarais & Robin Florent
Mixada por: Manny Marroquin
Engenheiro assistente: Tony Campana
Gravadoras: Interscope Records, Shady Records e Aftermath Entertainment
Data de lançamento: 15 de Dezembro de 2017
Em "In Your Head", Eminem reflete sobre seus arrependimentos ao longo de sua carreira. Em particular, parece que ele está mais frustrado com sua personalidade Slim Shady. Seu alter ego, conforme descrito por Em', seu lado maligno e mais divertido:
"Slim Shady é apenas os pensamentos malignos que vêm à minha cabeça. Coisas sobre as quais eu não devia pensar. Para não ser idiota, mas as pessoas devem ser capazes de determinar quando eu estou falando sério e quando eu estou zoando. É por isso que muitas das minhas músicas são engraçadas."
Por causa de sua personalidade, ele misturou problemas da vida real com sua música. O exemplo mais popular seria "Kim", onde Em' mata sua esposa por frustração. Mesmo no auge de sua carreira, ele deixou claro que ele diria o que quisesse. Em "Drug Ballad", ele rimou:
"Apenas digo tudo o que eu quero, para quem quer que eu queira
Sempre que quiser, onde quer que eu queira, no entanto, quero"
Suas ações finalmente começaram a alcançá-lo nessa música, pois ele está arrependido pelo que ele rimou.
Escrita por: Scram Jones, Dolores O'Riordan & Eminem
Mixada por: Mike Strange
Engenheiro assistente: Tony Campana
Gravada por: Scram Jones, Joe Strange & Mike Strange
Gravadoras: Interscope Records, Shady Records e Aftermath Entertainment
Data de lançamento: 15 de Dezembro de 2017
Samples: "Zombie" de The Cranberries
"Castle" é uma música dedicada à Hailie Jade, filha de Eminem. Ele conta a história de seus pensamentos sobre como ele iria criá-la antes de seu nascimento e durante sua infância. O terceiro verso inclui os pensamentos de Em' sobre como Hailie será afetada por crescer no centro das atenções, e como ele à expôs e sua turbulenta vida familiar ao mundo desde muito cedo por conta da fama.
Por exemplo, Hailie teve que lidar com músicas como "Kim" e "97 Bonnie e Clyde", onde não só ela é mencionada em uma narrativa onde Em' mata sua mãe, mas também involuntariamente "emprestou" seus vocais (como bebê) para ajudar a contar a história.
Em uma entrevista de rádio em 15 de dezembro na Shade 45, Eminem fornece mais algumas informações sobre o contexto de "Castle":
"Quando Hailie estava prestes a nascer, eu sempre escreveria cartas que eu pensava que eu iria dar a ela - apenas para que ela as tivesse ou seja o que fosse. Então pensei, deixe-me começar desde o início. 'Castle' ocorre em 2007, que leva a overdose, ao Natal e ao aniversário dela e me falta isso. Eu não estava lá com minhas filhas para o Natal, foi difícil..."
Em reencenar essa overdose de drogas na conclusão de "Castle", que fornece uma transição apropriada para a próxima música que explora mais completamente esse momento em sua vida, "Arose", essas duas músicas fornecem um olhar reflexivo sobre a vida de Em', dez anos após sua overdose.
Escrita por: Liz Rodrigues, Erik Alcock, Chin Injeti, DJ Khalil & Eminem
Teclados e programação de bateria: Dj Khalil
Baixo: Chin Injeti
Guitarra: Erik Alcock & Chin Injeti
Mixada por: Mike Strange
Engenheiro assistente: Tony Campana
Gravada por: Joe Strange & Mike Strange
Vocais adicionais: Liz Rodrigues
Gravadoras: Interscope Records, Shady Records e Aftermath Entertainment
Data de lançamento: 15 de Dezembro de 2017
Em "Arose", Eminem detalha como quase morreu em 2007 devido a uma overdose de pílulas. Ele cataloga seu processo de pensamento nos momentos: sua mente flutua para suas filhas, irmão e mãe, e todos as suas maravilhosas conquistas que ele teria perdido se fosse seu último dia na Terra. Ele também vê seu amigo e colaborador próximo, Proof, em alucinações.
Após a marca de quatro minutos, a batida volta para "Castle", continuando o tema de "rebobinar a fita", e Em' agradece pela segunda chance que as enfermeiras lhe deram. Ele também recapitula sua discografia desde o incidente, lembrando aos ouvintes que isso aconteceu há dez anos e ele já lançou vários álbuns desde então.
Esta música possui sample da música "The Rose", gravada por Bette Midler para o filme de 1979 do mesmo título. Escrito por Amanda McBroom, essa trilha é sobre se arriscar diante das adversidades e inseguranças.
Escrita por: Amanda McBroom, Barry White & Eminem
Baterias: Dylan Wissing & Ken Lewis
Edição digital: Johnnie Burik & Rob Bisel
Turntables: Rick Rubin
Mixada por: Mike Strange
Engenheiros assistentes: Tony Campana, Johnnie Burik & Rob Bisel
Gravada por: Jason Lader, Joe Strange & Mike Strange
Gravadoras: Interscope Records, Shady Records e Aftermath Entertainment
Data de lançamento: 15 de Dezembro de 2017
Samples: "King of Rock" de Run-D.M.C. & "Girls" de Beastie Boys
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